14/06/2005 14:32:14

Bilíngüe education

Falar uma segunda língua, hoje em dia, no mundo globalizado em que vivemos, é um atributo quase essencial. Profissionalmente, então, nem sem fala! O candidato que deixa em branco no currículo a parte de conhecimentos de idiomas já começa largando na última fila. Preocupados em proporcionar aos filhos a melhor formação possível, muitos pais têm escolhido colocá-los em colégios que se preocupam com essa situação. Os alunos não só adquirem conhecimento diferenciado em uma ou mais línguas, como trocam experiências culturais e tornam-se habilitados a ingressar numa universidade no exterior.

Aulas até para os alunos mais novos são ministradas na chamada segunda língua. A criança que estuda num colégio que tem essa preocupação usufrui de várias vantagens.Eles aprendem, e bem, outros idiomas. No nosso caso, saem falando, lendo e escrevendo muito bem o espanhol e o inglês.
Fora o fato de poder contar, já ao término do Ensino Médio, com um currículo invejável.

Entretanto, como tudo nessa vida, a educação bilíngüe não é feita só de vantagens. A aprendizagem tem que ser bem administrada e inserida no momento certo e em dose certa. Se houver excessos, pode existir casos em que a criança não aprende nem o inglês, nem o português.
É da cabeça do adulto achar que é difícil, só que as crianças se mostram mais que capazes. Ficamos bobos de ver a facilidade deles de se adaptar e aprender. Porém, se formos pensar que, para muitos alunos, a fase de alfabetização já é difícil por si só, em português, imagina quando a quantidade de códigos lingüísticos a serem reconhecidos e produzidos duplica ou triplica.

A escola tem um papel contextualizador, ou seja, seu objetivo é fornecer ao aluno o máximo de conhecimento possível na sua própria cultura, para que ele se torne apto a transformar sua realidade e suas relações.Imagina dar para uma criança que mora no campo um livro que só fala sobre a cidade... É difícil até de ela se interessar. Por isso trabalhamos com o que está mais próximo do aluno: sua família, seu bairro, sua cidade e seu país.
E, mesmo assim, bi-cultural ou não, a qualidade do ensino é que conta. Muitos dos nossos alunos fazem vestibular aqui mesmo, no Brasil. E o que nos orgulha e nos dá credibilidade é que o índice de aprovação é excelente. O nosso objetivo é formar cidadãos do mundo, capazes de optar por aquilo que será melhor para eles: prosseguir os estudos aqui ou no exterior.