06/12/2005 20:37:21

Fifa divulga os cabeças-de-chave da Copa do Mundo

O Comitê Organizador da Copa do Mundo divulgou nesta terça-feira quais serão as seleções cabeças-de-chave entre as 32 equipes que se classificaram para o Mundial da Alemanha, em 2006. Alemanha, Brasil, Inglaterra, França, Argentina, Itália, Espanha e México encabeçarão os grupos. O sorteio que definirá os grupos da Copa do Mundo será efetuado na sexta-feira e terá transmissão ao vivo para cerca de 150 países do mundo, com uma audiência recorde estimada em 320 milhões de espectadores. O sorteio deve ser começar por volta de 18h15. Também já ficou definido que a anfitriã, Alemanha, e o atual campeão do mundo, Brasil, só se encontram se forem para a final.

O Comitê também divulgou as seleções que comporão cada pote no sorteio de sexta-feira. Alemania, Inglaterra, Argentina, Brasil, Espanha, França, Itália, México então nos cabeças-de-chave. Austrália, Angola, Costa do Marfim, Equador, Gana, Paraguai, Togo, Tunísia estarão no segundo pote. Croácia, Holanda, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia, Suíça, Ucrânia estarão no terceiro pote. O quarto pote terá Arábia Saudita, Coréia do Sul, Costa Rica, Estados Unidos, Irã, Japão, Trinidad e Tobago. Por ter uma classificação muito baixa, Sérvia e Montenegro estará em um pote especial e devem cair no grupo de Brasil, México ou Argentina, já que nenhum grupo pode ter mais duas seleções européias. As outras confederações não podem ter mais um em cada grupo.
A Alemanha será cabeça-de-chave do grupo A e o Brasil ficará no grupo F, para que os atuais vice e campeão mundiais não se cruzem antes da final. Desta forma, ficariam asseguradas também a presença das duas seleções em Berlim, Munique e Dortmund, cidades com os maiores estádios da Copa.
Pelos critérios divulgados pela Fifa, Itália e Argentina quase ficam de fora dos cabeças-de-chave, já que foram escolhidas com apenas um ponto a mais que os Estados Unidos.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou que a escolha das seleções cabeças-de-chave foi única e exclusivamente por critérios esportivos, e não econômicos, como chegou a ser comentado nos últimos meses.

"Não levamos em consideração aspectos econômicos. Há diversas propostas. Houve uma mistura entre os resultados das três últimas Copas e o atual ranking da Fifa", disse Blatter.
Pontuação de cada seleção (negrito os cabeças-de-chave):
• Brasil - 64 pontos
• Inglaterra - 51 pontos
• Espanha - 50 pontos
• Alemanha - 48 pontos
• México - 47 pontos
• França - 46 pontos
• Argentina - 44 pontos
• Itália - 44 - pontos
• USA - 43 pontos
Urnas no sorteio:
• Urna 1 (Cabeças-de-chave): Alemanha (A1), Brasil (F1), Espanha, Inglaterra, México, Argentina, Itália e França