Gostaríamos de saber sua opinião:
O que você achou do novo site do Colégio Marques ?
 


Iraaaaado!!!
Muito maneiro!
É, tá legal.
Pode melhorar.
Tá Ruim!

Ok

 

 


 


06/12/2005 20:37:21

Desintoxicação: o poder dos sucos

Desintoxicação: o poder dos sucos
Sinal de alerta: seu corpo precisa de uma mãozinha
Você corre o dia inteiro. Mil coisas para fazer. E embora todo mundo saiba como é importante fazer uma pausa na hora das refeições e comer extraindo o máximo de prazer daquele momento, na prática, às vezes isso não acontece. E, se você não se cuidar, vai ser mais uma vítima do excesso de comidas industrializadas e dos exageros das "fast foods". Esta invasão de refeições prontas e apressadas é tão séria que nos EUA está sendo apontada como a maior causadora de obesidade. E obesidade, para os americanos, já é um problema de saúde pública.

Todas as bobagens que comemos em excesso caem como uma bomba no organismo, que tem uma dificuldade enorme em digerir tudo. Além do sistema digestivo sobrecarregado, o maior prejudicado com estes abusos é o intestino.
A importância da eliminação
A digestão converte em nutrientes para o corpo aquilo que comemos, mas, alguns hábitos alimentares podem atrapalhar muito o processo e, conseqüentemente, o corpo começa a armazenar o que deveria ser excretado.
Problemas no funcionamento dos intestinos podem causar muitos problemas. Os resíduos acumulados acabam intoxicando o organismo, pois vão liberando toxinas principalmnte para o fígado, rins e para a pele.
Os sintomas, você deve conhecer: aquela sensação de inchaço, a barriguinha a mais, prisão de ventre, problemas na pele e até mesmo mau-humor! Não é à toa que medicinas ancestrais como a chinesa e a indiana fazem da desintoxicação intestinal o ponto central do funcionamento harmonioso do organismo. Modernamente, o procedimento é conhecido como Colonterapia.
O que é Colonterapia?
Como explica a dra. Solange Menta, especialista nesse assunto, esse é um tratamento que reúne uma limpeza intestinal, com o uso de fitoterápicos (chás) e uma dieta balanceada. "A limpeza é uma forma de remover as fezes retidas no intestino grosso, as verdadeiras causadoras dessa desarmonia em que o corpo se encontra". De início, parece meio estranho, mas a médica garante que é um processo indolor e super-higiênico. Mas para dar resultado mesmo, a dieta não pode ser dispensada. "Se os hábitos alimentares não mudarem, o corpo sofre uma nova intoxicação, e de nada adiantou o tratamento", avisa. O ideal seriam de 6 " 10 sessões em dias alternados ou seguidos, dependendo das necessidades do paciente.
Para a dra Solange, os grandes vilões da alimentação são as carnes, o leite e seus derivados, alimentos que contém trigo (bolos, pães etc), açúcar branco e, como esperado, qualquer tipo de alimento industrializado. São alimentos que o organismo não consegue aproveitar adequadamente, o que favorece o acúmulo de resíduos. “A carne, por exemplo, é de difícil digestão, e é como se apodrecesse dentro do organismo, levando à prisão de ventre e desconforto abdominal”, diz a médica. A carne branca (peixe e frango) é uma opção melhor, por ser bem mais leve que a carne vermelha. É claro que não se trata de dizer adeus aos churrascos, se você é uma apaixonada por eles. Quando o assunto é alimentação, a ordem é: nada de excessos!
Sucos, uma limpeza natural
Mesmo que você não se anime a fazer uma colonterapia, mudar a forma como você se alimenta pode ajudar muito na hora de limpar o organismo. Um dos hábitos que você pode adotar é substituir todas aquelas latas de refrigerantes por sucos naturais. A dra Solange garante que você vai se sentir melhor. E recomenda, ainda, que você beba 3 copos de sucos diariamente, sempre fora das refeições. Nosso corpo não gosta muito desse negócio de comer e beber ao mesmo tempo, pois isso dificulta o trabalho.
Suco para você é sempre de laranja? Que tal ousar um pouco e experimentar coisas diferentes? Experimente combinar frutas que você nunca imaginou...A dra. Solange Menta faz apenas uma ressalva: “não misture sucos de melancia ou melão com outras frutas, pois essa combinação pode dificultar a digestão”. Ela ainda lembra que o suco feito de polpas são excelentes para a saúde, pois conservam todas as vitaminas da fruta fresca. Mas lembre-se: para adoçar os sucos substitua o açúcar branco. Uma ótima opção pode ser o mel.
Veja algumas opções de sucos que podem ser um diferencial para a saúde do seu corpo:
Suco de abacaxi com hortelã: é uma ótima combinação, pois o abacaxi é superdigestivo e a hortelã diminui os gases retidos no organismo
Suco de pêra e banana, associados com alface: indicado para quem sofre de insônia
Suco de abacaxi, figo e gengibre: diminui o colesterol e favorece o trabalho da vesícula biliar
Suco de laranja batido com couve: ajuda no combate da anemia, devido a presença de ferro e vitamina C
Suco de acerola: é o suco que traz a maior fonte de vitamina C
Suco de uva: estimula a digestão e ainda regenera as células do fígado e dos rins
Fonte:
Solange Menta é médica formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pós-graduação e título de especialista em acupuntura pela Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura. É também formada em Colonterapia pela Condor Blanco, Chile.





  Últimas Edições

09/12/2017 18:04:09

04/12/2017 11:14:55

08/07/2017 15:29:10
  Todas as Edições Anteriores


 
 
Nome
Senha:
 
   

Esportes

 
  Educação  
  Música  
  Eventos  
  Eles  
  Elas  
 
 
topo