Gostaríamos de saber sua opinião:
O que você achou do novo site do Colégio Marques ?
 


Iraaaaado!!!
Muito maneiro!
É, tá legal.
Pode melhorar.
Tá Ruim!

Ok

 

 


 


06/09/2005 09:23:39

A Perfeição!

A Perfeição!


Ninguém é perfeito, mas, fala sério, quem não gostaria de ser? Estar sempre linda, bem vestida, escovada, unhas pintadas. No colégio, um sucesso. No primeiro encontro com a cara-metade, olhar penetrante, charme à toda prova. Não há problemas que a-preocupe. Uau! Que perfeição! É o seu caso? Não?! O de quase ninguém, querida!A verdade é que somos todas meninas normais, que erram e acertam como qualquer ser humano. Acontece que tem gente por aí querendo ser perfeitinha da silva, irretocável. Mais do que isso: batalham contra seus limites, se impõem padrões altíssimos. Enfim, não são perfeitas, mas perfeccionistas - fazem questão de tudo certo, conferem os detalhes, não admitem defeitos no outro, muito menos em si mesmas. Se empenhar para estar bem, em casa e no colégio, é sem dúvida uma atitude aceitável. Mas há limites. O tal do perfeccionismo é uma qualidade ou um grande defeito?

O bom é inimigo do ótimo: às vezes a gente perde um tempão com uma coisa que já está boa, atrás de algo nada menos do que perfeito e até inatingível. Mas, para perfeccionistas, bom é muito pouco. Elas querem ser excelentes, cinco estrelas, 100%!.
Mas não é errando que se aprende? Não, pelo menos no ponto de uma pessoa perfeccionista. Para ela, um erro é motivo de vergonha e frustração.
Uma das características da perfeccionista é justamente essa: associar os erros à sensação de derrota e frustração. Por isso, arriscam-se menos e, muitas vezes, perdem a oportunidade de crescer.

A gente sabe que quem vive de passado é museu, só que um perfeccionista de verdade vive remoendo lembranças – mas só dos piores momentos.
Bem longe das baladas e do lado social, tem gente que é perfeccionista trancada no quarto. Você mesma já deve ter passado pelo menos por um momento de perfeccionismo antes daquela festa especial, que você passa horas a procura de uma roupa com combinação perfeita: sapato, adereços, até sutiã que combina direitinho, e isso sempre resulta em deixar os amigos e o namorado esperando horas a fio toda vez que vão sair juntos. Se já não bastasse toda a paranóia você chega na festa e se dá conta de que esqueceu algum detalhe, sente vontade de voltar pra casa.

O perfeccionismo é um grande inimigo. O perfeccionista sente-se inibido em suas atividades normais ao buscar sempre a perfeição, que, muitas vezes, é inatingível. O que leva à frustração, tal comportamento pode deixar a pessoa paralisada, no meio do caminho, como, por exemplo, adiando prazos para entregas de trabalhos, com a falsa expectativa de que este vai ficar perfeito. O perfeccionista tem o super-ego muito rígido e exige demais de si próprio. Essa cobrança interna desmedida inibe ações ao invés de propiciar. É como se a pessoa tivesse algo dentro dela, exigindo o impossível. E a pergunta que fica é, isso tem remédio? O ideal é fazer o melhor possível, dar o melhor de si sem se exigir a perfeição.Afinal, ninguém é perfeito e errar é humano.




  Últimas Edições

09/12/2017 18:04:09

04/12/2017 11:14:55

08/07/2017 15:29:10
  Todas as Edições Anteriores


 
 
Nome
Senha:
 
   

Esportes

 
  Educação  
  Música  
  Eventos  
  Eles  
  Elas  
 
 
topo