29/09/2006 17:13:20

Dicas de estudo - Português

Se você pretende prestar uma prova em que é exigido redação, sabe a importância de escrever bem. Isto implica não só conhecer o conteúdo de que se trata, mas também as normas do nosso idioma. O Português está sendo cada vez mais valorizado, e não é por menos, afinal, expressar-se com clareza é fundamental para o bom entendimento das idéias. E aprendê-lo não é tão difícil como muitos pensam, pois esta é a língua que você fala desde que nasceu. Você já sabe Português, o problema é a norma, suas regras e exceções - justamente o que as provas cobram.
Não adianta querer escrever sem o conhecimento da gramática. Sei que ela não é a matéria preferida dos alunos, o que é perfeitamente compreensível. Com tantas exceções e muitas vezes regras que os alunos não fazem a mínima idéia de por que aprender, eles ficam desmotivados. Mas só gramática também não é suficiente, pois, se assim fosse os grandes gramáticos do nosso país seriam os maiores escritores. Clarice Lispector ou Mário de Andrade não eram gramáticos, eram? Por isso, não pense que com ela você vai escrever qualquer texto: conteúdo é fundamental. A gramática simplesmente ajuda a não "travar" quando você quer expressar uma idéia e sente dificuldade por não saber como. Aliás, a gramática é decorrência da língua, e não o contrário - por isso, não se deixe limitar por ela. Use-a como ferramenta para expressar as idéias de forma clara, mas não deixe de pensar com medo dela.
Claro que nada vai sair de um texto confuso e mal estruturado. Lembre-se que "um texto escrito sem esforço é geralmente lido sem prazer", já dizia Samuel Jhonson. Por isso, não deixe o estudo de gramática e redação para a última hora: ele é mais importante do que você imagina. Seguem abaixo algumas dicas de como ter bom desempenho em provas de redação.
1) Quem quer escrever bem deve ler muito. E não entenda este ler como passar os olhos, mas realmente compreender o assunto lido. Grife, faça anotações na página do livro ( se ele for seu!) sobre o assunto que está sendo abordado naquele trecho que você leu. Faça fichamentos sempre que puder e não vá para o parágrafo seguinte antes de entender tudo que está dito no anterior. Acostume-se a abrir o dicionário e anotar o significado das palavras que não souber. Um bom leitor com certeza é um bom redator.
2) Torne-se crítico, relacione o texto lido com outros textos e assuntos que você conhece. Faça o intercâmbio entre as matérias, de modo a relacionar um determinado tópico com outras disciplinas como história, geografia, biologia, etc. Isso mostra a sua versatilidade e passa uma boa impressão ao leitor.
3) Falando em leitor, lembre-se de que se trata justamente disso: um texto escrito. As maiores dificuldades da redação é passar as idéias para o papel de forma clara, coesa e coerente pois isso significa organizar seu pensamento - que não é linear. Vocês não estarão ao lado do corretor na hora para falar o que estavam querendo dizer naquele trecho confuso. O que ele vai ler é exatamente o que está escrito, por isso, sempre leia o que você escreveu antes de entregar e certifique-se de que conseguiu passar para o papel a idéia que pensava. Nada vai sair de um texto confuso e mal estruturado, a não ser uma má impressão do autor deste.
4) Cuidado com a coloquialidade! Quando pensamos em um determinado argumento temos a tendência de escrevê-lo no papel exatamente como foi pensado e muitas vezes "escapam" expressões do dia-a-dia que não ficam bem em um texto escrito. Mas também não vá para o oposto: não seja pedante, usando expressões rebuscadas demais e sem clareza. Isso prejudicará muito seu texto. Quanto mais clareza melhor; se o argumento for bom você não precisa dificultar o seu entendimento com expressões eruditas demais.
5) Na maioria dos casos o que se pede em vestibulares são dissertações. Por isso, escreva sempre de forma impessoal, como se fosse uma notícia de jornal, em 3º pessoa. Nada de sentimentalismos, exclamações, apelações ou radicalismos. Você deve apresentar o assunto, introduzi-lo, mostrar um problema, uma dúvida, e a solução. Algo que revele o porquê de valer a leitura de seu texto. Não esgote o assunto na introdução, ela apenas apresenta, define o tema a ser tratado.
6) Sempre é possível tratar o tema por caminhos distintos. Escolha um que dê margem para uma boa extensão de argumentos ao longo da sua dissertação. Adaptando o discurso de Padre A. Vieira (um dos maiores oradores portugueses), imagine seu texto como uma árvore: ele apresenta vários argumentos, várias ramificações, mas o tronco é único, ele deve apresentar unidade sempre.
7) E não se esqueça de escrever aquilo em que você acredita. Dificilmente você conseguirá sustentar um ponto de vista em que não creia até o fim de seu texto sem entrar em contradição ou usando argumentos fracos. Escrevendo o que você defende é muito mais fácil de pensar em bons argumentos e ter um texto coeso. O corretor pode até não ser da mesma opinião que a sua, mas o corretor vai admitir que o seu texto está coerente e coeso. E isso lhe garante ótimos resultados