11/10/2012 15:16:37

Confira o que abre e o que fecha em SP no feriado

Diversos órgãos e serviços públicos de São Paulo terão operação diferenciada nesta sexta-feira (12), data em que é celebrado o dia de Nossa Senhora Aparecida. Os transportes públicos da capital paulista terão circulação especial a partir desta quinta-feira (11), para facilitar a saída dos paulistanos para o feriado.
Agências bancárias, dos Correios e do Poupatempo não irão funcionar. Confira abaixo o que abre e o que fecha neste feriado na cidade de São Paulo.
Metrô
O Metrô adotará esquema especial de operação a partir desta quinta (11) para atender os passageiros durante o feriado. Para ajudar a chegada dos passageiros aos terminais rodoviários do Tietê e do Jabaquara, haverá reforço na oferta de viagens no período noturno na Linha 1-Azul (Jabaquara–Tucuruvi).
Na sexta, no sábado e domingo, a oferta de viagens em todas as linhas de Metrô será semelhante à oferecida nos fins de semana. Na segunda-feira, para atender aos passageiros que retornam à capital paulista, o início da operação será antecipado para as 4h nas linhas 1-Azul, 2-Verde (Vila Prudente–Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera–Palmeiras/Barra Funda). Na Linha 5-Lilás (Capão Redondo–Largo Treze), a operação terá início no horário habitual (4h40).
Poupatempo
Os postos do Poupatempo não funcionam nesta sexta e sábado. Os postos e o serviço de teleatendimento voltam a atender em seus horários habituais na segunda-feira.
Detran
As unidades do Detran fecham em todo o estado de São Paulo durante todo este feriado. O Disque Detran SP também não funcionará. O expediente em todas as unidades será retomado na segunda-feira.
Bancos
Agências bancárias permanecerão fechadas neste feriado. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), operações bancárias poderão ser realizadas por canais alternativos de atendimento, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes, como redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.
Correios
Agências dos Correios da capital paulista, Grande São Paulo, ABC, Mogi das Cruzes, Baixada Santista e Vale do Ribeira não funcionarão nesta sexta-feira, com exceção da agência do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, que funcionará das 9h às 17h. No sábado, abrirão somente as agências que costumam abrir neste dia. No domingo, a operação será semelhante a de sexta.
Abastecimento
Segundo a Prefeitura, nesta sexta-feira os mercados municipais funcionarão nos seguintes horários: Paulistano das 6h às 18h, Central Leste, Vila Formosa e Teotônio Vilela das 7h às 13h, Pirituba das 7h às 14h, Ipiranga, Sapopemba, Penha e Tucuruvi das 8h às 13h, Santo Amaro das 8h às 16h e Guaianases das 8h30 às 13h. Os mercados Kinjo Yamato, Lapa, Pinheiros e São Miguel não irão abrir.
Os sacolões funcionarão nos seguintes horários: Jaguaré das 6h30 às 13h, Santo Amaro das 7h às 12h, Brigadeiro, Butantã, Cohab Adventista e João Moura das 7h às 13h, Bela Vista, City Jaraguá, Jaraguá e Rio Pequeno das 7h às 14h, Avanhandava e Piraporinha das 7h às 14h30, Estrada do Sabão e Freguesia do Ó das 7h às 15h, Lapa das 8h às 13h e Cidade Tiradentes das 8h às 15h. O sacolão São Miguel estará fechado.
No sábado e no domingo, os mercados e sacolões abrirão nos horários habituais. As feiras livres atenderão no feriado, sábado e domingo nos locais e horários habituais.
Assistência Social
Os serviços de emergência e acolhida atenderão ininterruptamente durante todos os dias do feriado. A Loja Social, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), a Coordenadoria de Assistência Social e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) estarão fechados.
Cultura
O Beco do Pinto, a Capela do Morumbi, a Casa da Imagem, a Casa do Bandeirante, a Casa do Grito, a Casa Modernista, a Casa do Tatuapé, o Centro Cultural São Paulo, o Monumento da Independência e a Capela Imperial, o Museu do Teatro Municipal, os Ônibus Bibliotecas, Sítio da Ressaca, o Sítio Morrinhos, o Solar da Marquesa e os teatros Alfredo Mesquita, Cacilda Becker, João Caetano, Zanon Ferrite e a Galeria Olido funcionarão normalmente neste feriado. O Teatro Décio de Almeida Prado não abrirá.
O Theatro Municipal de São Paulo irá apresentar a ópera “Violanta 70” nesta sexta e sábado. No domingo, não haverá sessão. As Escolas Municipais de Bailado e de Iniciação Artística estarão fechadas todos os dias.
As bibliotecas Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Coralina, José de Anchieta, Raul Bopp e Viriato Correa funcionarão apenas sábado e domingo. A Biblioteca Mário de Andrade e a Biblioteca Pública Circulante não abrirão nos três dias.
O Arquivo Histórico Municipal abrirá somente no sábado, das 9h às 17h.
Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) abrirão no feriado para as atividades esportivas e culturais. No sábado e no domingo, passarão por desinsetização.
De acordo com a Prefeitura, os Clubes Escola e os Clubes da Comunidade terão atividades esportivas e recreativas nos três dias do feriado.
Saúde
Os hospitais, prontos-socorros e AMAs 24 horas funcionam todos os dias. As Unidades Básicas de Saúde não abrirão no feriado e retomarão o atendimento na segunda-feira. As AMAs Especialidades abrem normalmente apenas no sábado.
Subprefeituras
As Praças de Atendimento das subprefeituras não funcionarão no feriado.
Trabalho
As unidades fixas e móveis do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) e do Banco de Microcrédito São Paulo Confia não funcionarão, reabrindo normalmente na segunda.
Verde e Meio Ambiente
Os parques municipais funcionarão normalmente.

Fonte: Site Globo (11/10/2012)