Gostaríamos de saber sua opinião:
O que você achou do novo site do Colégio Marques ?
 


Iraaaaado!!!
Muito maneiro!
É, tá legal.
Pode melhorar.
Tá Ruim!

Ok

 

 


 


21/10/2008 16:07:18

Por que alguns meninos insistem em dirigir sem a licença?

“Ô seu guarda, eu...”. Complete a sentença:
a) só estava indo lavar o carro do meu pai.
b) estou indo buscar remédios para minha avó doente que está sozinha em casa.
c) esqueci a carteira em casa.
d) peguei o carro escondido do meu pai. Prometo que nunca mais faço isso.

Com algumas alterações no enredo, estas são, provavelmente, as desculpas mais utilizadas por jovens menores de 18 anos quando são parados pela polícia ao guiar automóveis. “Evitar rotas policiais e sair sempre com uma desculpa formada é sagrado para quem ainda não possui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, ensina um jovem de 16 anos que preferiu se identificar apenas como Fred. “E, de preferência, ter um ‘café’ no bolso, se é que me entende”, completa.

Assim como ele, muitos jovens não conseguem esperar até a maioridade legal para começar a guiar veículos automotivos e passam a fazê-lo desde cedo. Os motivos, no geral, são quase sempre os mesmos: liberdade e namoro. “Eu usava o carro do meu pai de fim de semana para ir atrás das gatas”, Ricardo Stangler Filho, 23, que aprendeu a guiar aos 12 depois de tanto observar seu pai.

Não muito diferente, Fred, que diz gostar de carro desde pequeno, explica: “funciona assim: a menina vê você de carro e vê facilidades.
Quanto mais facilidade você demonstra, mais meninas interessantes aparecem. Tem um cara que eu conheço, por exemplo, que implorou para o pai ensinar a dirigir para poder se dar bem. Mas tem casos que nada dá jeito”, brinca. “Eu nunca precisei de carro para me dar bem. Não curto a ideia de ganhar alguém por causa do carro”, conclui.

Já Augusto Aki Filho, 22, por exemplo, diz que aprendeu a guiar com 16 anos para ser útil caso alguma urgência acontecesse. “Como morava em uma chácara longe da cidade foi muito importante ter aprendido porque caso alguma coisa acontecesse já sabia que poderia pegar o carro, ter mais autonomia”.

Apesar de nos três casos os pais estarem cientes de quando os filhos guiavam os carros, dirigir sem a CNH é crime passível de pena. Por se tratarem de menores de idade, porém, os punidos serão os responsáveis ou proprietários do veículo em questão. De acordo com o artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), constitui infração gravíssima de trânsito “dirigir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir” com multa e possibilidade de apreensão do veículo do responsável pelo menor. Ainda segundo o CTB, previsto no artigo 310, “permitir, confiar ou entregar a direção do veículo automotor a pessoa não habilitada” pode levar a detenção de seis meses a um ano ou multa. Caso haja acidente fatal, ainda, há de se somar às sanções do CTB penas do Código Criminal, como homicídio culposo (sem intenção de matar).

Por sorte, pode-se dizer, Fred se livrou de um grande apuro. Ele conta que, uma vez, quando o pai havia saído para trabalhar, pegou o carro que estava na garagem e avisou à sua mãe que iria levá-lo para lavar. Nisso, apareceu um amigo e eles saíram para dar uma volta. “E acabei fazendo uma besteira. Dei um cavalo de pau em uma rua pequena. Alguém viu e, como descobri depois, avisou a polícia”, conta. “Foi quando eu parei na porta de casa e vi que uma viatura estava nos seguindo. Ia esperar a viatura passar, mas eles pararam do meu lado. Quando percebi isso, peguei um pano do porta que estava dentro do carro, joguei a chave no porta-luvas e comecei a fingir que estava limpando o painel. Eu não sabia que eles tinham sido informados da placa do carro. Pediu para eu descer, encostar a mão no carro e tudo o que é normal. Perguntou de quem era o carro e onde eu morava. A sorte é que eu estava na frente de casa e minha mãe apareceu, porque eu percebi um movimento brusco do policial, acho que era para acertar meu joelho, não sei. Mas minha mãe apareceu na hora e ele disfarçou. Disse que eu estava fazendo arruaça com o carro, mas que não podia fazer nada porque não era um flagrante”, lembra.

Depois disso, ainda de acordo com Fred, ele teve que contar ao pai que o proibiu de dirigir por um tempo. “Mas agora eu não faço mais essas coisas. É só ter cuidado”, termina.

E você, já dirigiu sem habilitação?




  Últimas Edições

09/12/2017 18:04:09

04/12/2017 11:14:55

08/07/2017 15:29:10
  Todas as Edições Anteriores


 
 
Nome
Senha:
 
   

Esportes

 
  Educação  
  Música  
  Eventos  
  Eles  
  Elas  
 
 
topo