03/04/2014 16:49:56

Leve as cores vibrantes dos batons de verão para o ano inteiro

O verão já acabou, mas isso não quer dizer que precisamos esperar mais um ano para abusar da vivacidade das cores na maquiagem. O sol ainda não se despediu por completo e, mesmo que ele apareça tímido nos próximo dias, os batons fortes, como o fúcsia e o laranja, hits da temporada 2014, são sempre uma boa ideia para quebrar a sobriedade monocromática das roupas de outono. "No inverno, os tons de vinho fazem mais sucesso e, mesmo depois que a estação chega ao fim, as mulheres continuam usando. No verão, prevalecem as cores quentes", explica o maquiador Rosman Braz.
Juliana Rakoza, maquiadora do Studio W, concorda que o magenta, o fúcsia e o coral coloriram com mais frequência os lábios femininos nessa última temporada. "O coral apareceu bastante, desde o pastel até o laranja impactante", conta ela, que acabou de lançar em parceria com a Tracta três batons inspirados em suas últimas viagens de verão: Alto Paraíso (Goiás), São Miguel dos Milagres (Alagoas) e Praia do Sono (em Paraty, no Rio de Janeiro), que deram origem a Alto Paraíso, Milagres e Sono Beach respectivamente. Mais uma prova de que as cores da estação não vão embora tão cedo.
Como passar?
A desvantagem do batom vibrante é ter que reaplicá-lo, principalmente depois de comer ou beber. Mas existem vários jeitos de fazê-lo durar mais tempo. "Hoje há milhares de produtos com longa duração: 12, 16 e até 24 horas. Se for usar um ’normal’, aplique um fixador ou tente um truque das antigas: passe o batom uniformemente nos lábios, retire o excesso mordendo um papel, aplique uma camada leve de pó translúcido fixador e reaplique o batom", recomenda Alex Cardoso, vencedor na categoria Social do Prêmio Avon de Maquiagem.
Outra maneira é usar um lápis primeiro, seguindo o contorno dos lábios e os preenchendo por inteiro. Depois que a boca ficar toda pintada, o batom entra em ação. Essa dica só funciona se o lápis for exatamente da mesma cor do batom ou se for um pouquinho mais claro – por exemplo, um lápis vermelho e um batom vinho. Nada de usar lápis vermelho com batom laranja, hein?
Também é possível controlar a intensidade da cor. “Todo batom aplicado com pincel tem a tonalidade exata da bala. Caso seja passado diretamente na boca, o tom tende a ficar mais suave”, explica Rosman, que também dá outra dica de ouro. “Aplique corretivo e pó facial levemente. Além de servir como fixador, a técnica ajuda a não borrar e a deixar a cor uniforme.” Só não se esqueça de tirar o excesso para o dente não aparecer colorido ao sorrir, seja com um lenço de papel ou guardanapo, ou chupando o dedo.
Que textura escolher?
É verdade que a textura mate teve um boom e realmente costuma durar mais, mas se sua boca for muito seca, tome cuidado! Ela pode ficar com uma aparência “craquelada” ou “empelotada” ou realçar as linhas dos lábios. Nesse caso, opte por um hidratante labial por baixo. Se não adiantar, escolha os produtos com acabemento cremoso ou o gloss.
Com o que combinar?
“Houve uma época em que as mulheres usavam rímel e já se sentiam bonitas, principalmente com a moda da boca nude e do gloss. Atualmente, elas fazem mais questão do batom e não têm medo de apostar no vermelho, que é um clássico”, diz Rosman.
E nessa onda de lábios impactantes, surge a dúvida: “o que devo passar nos olhos e nas bochechas?” Não existe tanta regra, mas bom senso sempre vence. Para não errar, passe sombra neutra (cor de pele) opaca e muita máscara para cílios. Em ocasioões formais, festas ou baladas, aplique sombras de cores terrosas, como bege com marrom mate. “Chique e bonito”, opina Rosman. As amantes do delineador também podem comemorar: ele está liberado. Quanto ao blush, o rosa ou o pêssego consegue dar ar saudável sem conflitar. Agora é só arrasar no bocão em qualquer época do ano!

Saiba como comprar
Avon - 0800 708 2866
Clinique - 0800 892 1694
Lancôme - 0800 701 7323 ou www.lancome.com.br