05/07/2010 16:58:18

"Eclipse" traz suspense, humor e romance

Bella Swan precisa se decidir entre Edward e Jacob. Veja o que o iG Jovem achou do terceiro filme da "Saga Crepúsculo"
Depois de “Eclipse”, fica a certeza de que qualquer menina gostaria de ser Bella Swan (Kristen Stewart) por um dia. Imagine ser disputada por Edward (Robert Pattinson), o vampiro mais romântico do mundo, e por Jacob (Taylor Lautner), o lobisomem mais sarado e sexy que poderia existir na alcateia! E foi para proteger sua vida que os dois clãs rivais se uniram.

Victoria, a vampira ruiva e maligna interpretada por Bryce Dallas Howard a partir deste filme, criou um exército para matar Bella e vingar a morte de seu amigo James. Essa turma é coliderada por Riley – que morava em Forks quando ainda assumia a forma humana.
Enquanto todos fazem quase o impossível para proteger Bella – existe prova de amor maior do que lobos e vampiros entrarem num acordo e viverem em harmonia? –, ela precisa escolher entre seus pretendentes. Tarefa complicada. Apesar de Edward ser sua alma gêmea, por outro lado existe Jacob. Lindo, carinhoso, forte e pronto a enfrentar o que for preciso para ver sua amada longe de perigos. Mesmo vendo Bella apaixonada por Edward, ele insiste em declarar sua paixão avassaladora – e ainda a beija duas vezes! A vantagem é que com o lobo ela não precisaria dar adeus aos amigos e à família, nem se transformar.
Embora Bella fosse aceita pelos Cullens desde “Crepúsculo”, Rosalie nunca considerou a garota como um membro da família. No filme, o mistério finalmente foi revelado. A história de Jasper antes de entrar no clã de Carlisle também veio à tona. Para saber, só vendo o filme!

A adaptação da terceira obra de Stephenie Meyer traz muita ação – ao contrário de “Lua Nova”, em que a maioria das cenas era bem paradinha – e um triângulo amoroso cheio de diálogos irônicos. Os Volturi não aparecem tanto, nem o coque bafônico da Dakota Fanning. O que aparece mesmo é o tanquinho de Taylor Lautner, fazendo as meninas suspirarem na poltrona do cinema. Sarcástico, Edward pergunta: “Ele não tem camiseta?” É o suficiente para arrancar risos do público.

Jacob não é protagonista em “Crepúsculo” e Edward desaparece na maior parte de “Lua Nova”, mas em “Eclipse”, os dois trocam frases sarcásticas e bem humoradas. Enquanto protegem o amor em comum dentro de uma barraca no alto da montanha, Edward se vê obrigado a deixar Bella dormir nos braços de Jake para que não morra de frio. Eles admitem que até seriam amigos se não fossem apaixonados pela mesma garota e não fossem de famílias rivais.

Formada na High School e disposta a abandonar amigos e parentes para ser transformada, Bella decide se entregar a Edward, que não aceita até que estivessem casados. É quando ele entrega o anel e a pede em casamento. Melhor do que os dois filmes anteriores, “Eclipse” traz suspense, mistério, romance e humor nos 135 minutos dirigidos por David Slade. Os fãs vão sair satisfeitos e loucos para ver “Amanhecer”.