26/11/2012 16:55:51

Fuvest 2013: confira a correção comentada por professores de cursinho

Os professores do Curso e Colégio Objetivo elaboram, em tempo real, as respostas comentadas das 90 questões da primeira fase do vestibular 2013 da Fuvest, que seleciona os alunos da USP (Universidade de São Paulo) e da Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa. A primeira etapa do processo seletivo aconteceu neste domingo (25).
Estavam inscritos 159.609 candidatos, que disputam 11.082 vagas, sendo 10.982 de cursos da USP e 100 da Medicina da Santa Casa. A taxa de abstenção foi de 10,7%, informou a fundação. Ou seja, 17.038 candidatos não compareceram aos locais de prova da primeira fase. Barretos foi a cidade com maior abstenção: 14,8% dos candidatos não fizeram as provas neste domingo. São Caetano do Sul foi o município com menor taxa de ausentes: apenas 8%. Para os primeiros candidatos a saírem, as questões de exatas estavam mais difíceis, enquanto as perguntas de biologia são citadas como as mais fáceis, principalmente por candidatos de cursos ligados a área da saúde. A dificuldade dos itens de exatas também foi notada pelos candidatos que fizeram a prova em Ribeirão Preto, no interior do Estado.
Questões
A prova é composta por 90 questões de múltipla escolha, sendo o conteúdo das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês, e algumas questões interdisciplinares. A duração da prova será de cinco horas.
Na segunda fase os candidatos realizarão três provas analítico-expositivas, obrigatórias para todos os inscritos convocados, e acontecerá entre 6 e 8 de janeiro de 2013. A primeira prova é composta por uma redação e dez questões de interpretação de textos, gramática e literatura. Já na segunda, os candidatos realizarão as provas de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Por fim, os candidatos realizarão a terceira prova, composta pelas disciplinas de acordo com o curso escolhido.
A primeira chamada está prevista para 2 de fevereiro de 2013. Outras informações podem ser obtidas no site da Fuvest.
Preferência pela Fuvest
Mesmo com a possibilidade de ingressar em universidades federais com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), candidatos ouvidos pelo UOL em local de prova da Fuvest na capital paulista afirmaram que fizeram o exame só como teste, pois pretendem estudar na USP ou em outras instituições que não usam a nota do Enem.
"Fiz o Enem, mas não vou prestar nenhuma federal ", disse Maria Carolina Martins, 18, que tenta uma vaga em jornalismo. Além da USP, preferência da estudante, ela também está inscrita na Casper Libero e na PUC (Pontifícia Universidade Católica), ambas em São Paulo. "Se passasse em alguma federal, teria que mudar de Estado e eu quero ficar aqui em São Paulo mesmo", afirmou.

Fonte: Site Uol (25/11/2012)