06/05/2010 15:23:14
06 DE MAIO - DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA
 |
Em 6 de maio de 2004 foi criado no Brasil o “DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA” . A comemoração quer mostrar como essa ciência não é nada chata e seu aprendizado pode ser divertido. A escolha do dia é uma homenagem ao escritor Malba Tahan, a primeira pessoa no país a tentar descomplicar a Matemática. Ele nasceu no Rio de Janeiro em 1895 e morreu aos 79 anos, em 1974, no Recife.
Malba Tahan foi professor de Matemática e escritor muito criativo, ele adorava elaborar enigmas em sala de aula para iniciar suas explicações. Tahan é autor de uma extensa obra, incluindo o livro O Homem que Calculava. O primeiro nome falso que ele adotou foi R. S. Slade para fingir que era um escritor de outro país e conseguir publicar uma história num jornal cujo editor já havia rejeitado seus contos quando ele os assinou com seu verdadeiro nome. Como a artimanha funcionou, ele decidiu usar sempre um nome estrangeiro. Mais tarde, escolheu Malba Tahan, pois adorava escrever histórias árabes.
O Dia Nacional da Matemática, por enquanto, é apenas reconhecido pela SBEM, mas já existem iniciativas para incluir a data em calendários oficiais. E, além de propor a criação da data, a SBEM vai organizar e realizar eventos comemorativos. A cada ano, uma temática comum será proposta como eixo desses eventos, que poderão incluir a realização de atividades como feiras de Matemática abertas à comunidade, oficinas e palestras para professores, mostra de trabalhos de escolas, acampamentos de jovens para discussão de problemas matemáticos e apresentações teatrais.
Faça o Download dos Arquivos das Palestras.
Prof. Jurandir do Prado Carone
|
|
|